Os Eternos | Tudo sobre a nova Equipe de Heróis do MCU

Eternos Tudo sobre a nova Equipe de Heróis do MCU (1)

Wow, quem são Os Eternos, seus Poderes e um paralelo entre as HQs e o filme!

Os Eternos estão chegando. Sem dúvida, o projeto mais audacioso do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) desde Guardiões da Galáxia. Caso você não conheça muito bem a equipe, saiba que veio ao lugar certo!

Quem são os Eternos?

Criados em 1976, os Eternos são uma raça de super-humanos criados pelos alienígenas Celestiais durante sua visita à Terra. Porém, ao mesmo tempo que conceberam este grupo, os experimentos genéticos dos Celestiais originaram também os Deviantes, uma espécie de face corrompida das suas primeiras criações. 

Curiosidade: nas HQs, o Thanos é filho de um casal de Eternos e carrega os genes Deviantes.

Fisicamente, Os Eternos são iguais aos humanos, mas possuem uma biologia avançada que dá habilidades como super-força, vida longa e muito mais.

Quem criou Os Eternos

Eles são uma criação exclusiva de Jack Kirby, o maior desenhista de quadrinhos de todos os tempos. A ideia era explorar o conceito de “eram os deuses astronautas?“, enquanto criava sua mitologia própria. A história também tinha uma referência clara ao livro O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke.

Os Eternos vs Novos Deuses

Em 1970, Jack “The King” Kirby deixou a Marvel Comics para trabalhar na Distinta Concorrência, a DC Comics, com uma proposta difícil de recusar: carta branca para criar novos personagens e histórias.

Por mais que ele tenha sido a força motriz da Marvel por décadas ao lado de Stan Lee (ou até sem ele, muitos conceitos e roteiros eram seus, além dos designs), ficar à vontade para criar era tentador demais e como muita gente sabe, Kirby era uma fonte infinita de criatividade, algo que Lee reconhecia.

Essa fase trouxe a Saga do Quarto Mundo, onde Kirby estabeleceu a raça dos Novos Deuses, divididos em duas facções em uma guerra eterna: os benevolentes de Nova Gênese, liderados pelo Pai Celestial, e os malignos de Apokolips, governados por aquele que se tornaria o maior vilão cósmico da DC, Darkseid.

O problema é que Kirby estava disposto a fazer de New Gods e Forever People (as duas revistas originais que compunham o núcleo do Quarto Mundo) uma série auto-contida, com início, meio e fim, por mais que Darkseid tenha surgido primeiro em Superman’s Pal, Jimmy Olsen #134 (o outro título que o autor pegou).

No entanto Scott Free, vulgo Senhor Milagre se tornou popular e ganhou revista própria em 1971; assim, a DC decidiu que os personagens viveriam e a Saga do Quarto Mundo foi deixada em aberto. Kirby saiu da DC ao final de seu contrato em 1975, com um monte de ideias que não chegou a usar, e um ano depois ele estava de volta à Marvel, tendo também recebido carta branca para escrever o que desse na telha.

O resultado foi o primeiro volume de Os Eternos, publicado até 1978 em 19 edições, que introduziu muitos conceitos que se tornaram comuns à Marvel nos anos seguintes.

Assim, Os Eternos são a segunda tentativa de Kirby de escrever uma saga cósmica épica, mas desta vez, centrada na Terra. Ironicamente, o primeiro volume novamente foi encerrado deixando o enredo em aberto, com Kirby saindo em definitivo da Marvel logo depois.

Os Eternos e os Celestiais

Os criadores dos Eternos são ninguém menos que os Celestiais, as entidades super-poderosas que normalmente visitam planetas para julgar, observar ou interagir com os habitantes, geralmente para provocar o catalisador necessário para a evolução das espécies nativas. Ah, e você provavelmente já os viu no cinema, nos filmes dos Guardiões da Galáxia.

As Experiências do passado explicam boa parte do Universo Marvel

No caso dos Eternos da Terra, eles foram criados por Nezarr, o Calculador, que lhes garantiu a habilidade de manipular a energia cósmica e liberá-la no mundo. Essa criação dos Eternos gerou o próximo passo da evolução humana, e foi um dos motivos do surgimento da raça mutante. Vale lembrar que os Celestiais fizeram Eternos em vários planetas distintos.

Esse gene X que permite aos humanos a possibilidade de ganharem poderes. A chance de não morrer numa explosão de bomba Gama e sim, em virar o Hulk. Da mesma forma, em sobreviver a uma mordida a uma aranha radioativa, para virar o Homem Aranha.

Grande chance de usarem essa explicação no MCU.

Principais Integrantes dos Eternos

Os Eternos são constituídos por membros muito icônicos. O líder deles é Zuras, o filho original de Cronos e o primeiro a formar a Unimente. Além dele, temos os grandes guerreiros Ikaris e Makkari, que são facilmente confundidos com os deuses Apolo e Hermes, devido aos seus poderes. Eles são líderes importantes e já foram grandes campeões da humanidade.

Outras duas heroínas que merecem destaque são Thena (originalmente chamada Azura), uma guerreira implacável que era confundida com a deusa Atena, e cuja cidade de Atenas foi construída em sua homenagem. Além dela, temos Sersi, que já ajudou o Mago Merlin e já foi integrante dos Vingadores.

Os Eternos e Vingadores

Precisaremos esperar o filme para saber porque Os Eternos não lutaram contra Thanos, ou porque Os Eternos não ajudaram os Vingadores durante as Crises do MCU.

Explicamos a relação de alguns personagens com o grupo ao explicar cada um.

Os Eternos e os Deviantes

Os principais inimigos dos Eternos são conhecidos como Deviantes. Trata-se de uma raça de criaturas disformes e metamórficas, cuja base genética é altamente instável. Seus genes são propensos a sofrer todos os tipos possíveis de mutações, e eles são os experimentos dos Celestiais que “deram” errado.

Eles passaram a ser rejeitados pelos seres humanos e pelos Eternos. Com isso, voltaram-se para a maldade, sempre colocando-se à frente da raça imortal e odiando os seus criadores, com exceção do Sonhador, que acreditava-se ter sido punido por tentar salvá-los dos outros Celestiais. Curiosamente, os Skrulls que conhecemos hoje são a variante Deviante dos habitantes originais de seu planeta. Ao contrário da Terra, os Skrulls Eternos foram perseguidos e aniquilados por seus rivais.

Os Eternos e os deuses

Quanto aos Eternos que permaneceram na Terra, eles acabaram, graças aos seus poderes, sendo confundidos com os deuses do panteão greco-romano. Após algumas conversas, o líder da raça, Zuras, traçou um acordo com Zeus, e eles chegaram a assumir o lugar das divindades por um tempo.

Zuras mudou o nome de sua filha (de Azura para Thena), como parte do acordo fincado. Logo, vários deuses seguiram seu exemplo, e assumiram a identidade de outras divindades. Os Eternos também passaram a habitar Olímpia, um local análogo ao Monte Olimpo, onde viviam como deuses, de fato, e eram cultuados pela civilização.

Poderes em comum

De um modo geral, os Eternos podem voar, projetar energia e manipular moléculas. Eles são dotados de super-força e são praticamente imortais.

Todos os Eternos compartilham certas habilidades básicas. Seus corpos são incrivelmente resilientes e resistentes à idade e doenças. Eles também podem se regenerar de muitas feridas. É preciso muito planejamento e esforço para matar um Eterno.

Eles têm o potencial de desenvolver muitas habilidades sobre-humanas, incluindo super-força, voo, telepatia, gerar campo de força e transmutação. Entretanto, grande parte dos Eternos tende a se concentrar em aperfeiçoar habilidades específicas.

Vamos falar sobre cada uma delas ao apresentar cada um.

Potencial completo: Unimente

Os Eternos ainda podem fundir seus corpos e poderes para formar uma poderosa construção psíquica chamada Unimente.

Quem é quem em Os Eternos

Conheça o Elenco do filme e o paralelo das HQs

RICHARD MADDEN É IKARIS

Ikaris, o principal membro da equipe, assumiu o posto de liderança depois de desafiar Thena. Como Primordial, seu poder é maior do que os demais Eternos.

Muito envolvido em assuntos terrestres, algo que se acentuou após seu envolvimento com uma mulher humana, Ikaris tornou-se uma espécie de guardião da humanidade por decisão da Unimente.

Vale notar que Ikaris também é capaz de conjurar a Chama Azul, uma energia única necessária para unir as formas físicas de humanos, Eternos e Deviantes na Uni-Mind, isto é, uma espécie de consciência coletiva formada pela inteligência e força de vontade de seus membros.

Nos cinemas, o herói será vivido por Richard Madden – conhecido por interpretar Robb Stark nas três primeiras temporadas de Game of Thrones, a popular série da HBO inspirada na saga de fantasia. Vale lembrar que, na série, ele era irmão de Jon Snow (interpretado por Kit Harrington, que será o Cavaleiro Negro).

ANGELINA JOLIE É THENA

Representante da segunda geração de Eternos, Thena é filha de Zuras, o líder dos Eternos na Terra, e Cybele. Seu nome de nascimento era Azura em homenagem a seu pai. Porém, Zuras decidiu mudá-lo após fazer um pacto com Zeus e sua filha, Athena.

A mais sábia entre os Eternos, Thena possui um conhecimento vastíssimo acumulado ao longo dos seus milênios de existência. Apesar do conflito constante entre sua raça e os Deviantes, ela teve um relacionamento com o senhor da guerra deviante Kro, com quem chegou a ter dois filhos. Ela também tem um filho humano chamado Joey Eliot.

Thena já participou de histórias ao lado do Quarteto Fantástico, de Thor, dos Inumanos e dos Heróis de Aluguel.

A personagem será interpretada, no filme, por Angelina Jolie. Esse é o primeiro papel de Angelina Jolie em um filme de super-heróis, apesar de já ter aparecido em adaptações de HQs como O Procurado e protagonizado Malévola.

LAUREN RIDLOFF É MAKKARI

O grande atributo de Makkari é sua super-velocidade. Mas seu temperamento impaciente faz com que muitos dos Eternos não o levem a sério. Ele também é considerado um habilidoso desenvolvedor de veículos de alta velocidade.

Bastante envolvido com os humanos, ele testemunhou de perto grandes eventos da história, como a Guerra de Troia; o incêndio de Roma; o reinado de Vlad, o Impalador; a Batalha de Álamo; e a Primeira Guerra Mundial. No último conflito, Makkari atuou disfarçado para impedir os planos do Deviante Kro.

Nos tempos clássicos era confundido com o deus Mercúrio/Hermes. Teve um papel de extrema relevância na saga do Neil Gaiman.

No filme, Makkari será uma mulher, interpretada por Lauren Ridloff, que já esteve em The Walking Dead. Além disso, a atriz é surda, e sua personagem também será retratada dessa maneira nos cinemas.

SALMA HAYEK É AJAK

Lorde Ajak é a Líder Espiritual. Aquela que fala com os Celestiais. Entre suas habilidades estão a levitação, a habilidade de voar e o fato de que é incansável. Ele também é um ótimo combatente em lutas de corpo a corpo. 

Em suas viagens pelo mundo, ele foi adorado pelos astecas como o deus Quetzalcoatl e pelos incas como Tecumotzin, o rei do voo. 

No filme, ela será interpretada por Salma Hayek, atriz famosa por filmes como Um Drink no Inferno e Frida. Este será o primeiro papel da atriz mexicana em uma grande franquia de super-heróis.

GEMMA CHAN É SERSI

Sersi, uma dos membros mais poderosos do grupo, surgiu em Strange Tales #109 e é capaz de manipulação genética, tem um fator de cura, projeção de luz e ilusões, telecnese e teletransporte.

Durante a Grécia clássica era conhecida como a bruxa Circe. Também esteve presente como companheira de Merlin durante o tempo do reinado do Rei Arthur. A especialidade de seus poderes é controlar objetos com sua mente ao nível atômico.

Conhecedora das artes mágicas e ocultas, Sersi foi responsável por aprisionar todos os males que assolavam a Terra na chamada Caixa de Pandora. Ela chegou a fazer parte dos Vingadores após conhecer seu “primo” Starfox e substituir o poderoso Gilgamesh na equipe.

Sersi passou a viver em Nova York, onde se tornou uma espécie de socialite, famosa por suas festas que reúnem super-heróis.

A atriz já esteve no MCU, como Minn-Erva em Capitã Marvel. Entretanto, ela retornará como a nova personagem. Chan também é conhecida por seu papel em Podres de Ricos.

LIA MCHUGH É SPRITE

Sprite é um personagem trapaceiro e zombeteiro, que no universo da Marvel foi inspirado por Puck da peça de William Shakespeare, Sonho de uma Noite de Verão. Ele é imortal e seus poderes incluem telepatia, telecinesia, criar ilusões e manipular carga cósmica, o que lhe dá o poder de lançar jatos de energia.

O personagem não envelhece, e apesar de centenas de anos de idade, permanece no corpo de um pré-adolescente. Por vezes, Sprite tem um comportamento inconsequente, que prejudica tanto humanos quanto sua própria equipe.

O problema é que suas artimanhas sempre causaram grandes problemas e destruição, especialmente para os seres humanos. Quando despertou após a Guerra Civil, ele foi um dos poucos a reter suas memórias. Seus poderes incluem criação de ilusões e manipulação de matéria, perdendo apenas para Sersi nesse quesito.

Curiosidade: por não envelhecer, nas HQs inspirou o Peter Pan 😉

Apesar dos rumores de que Millie Bobby Brown interpretaria uma versão feminina de Sprite, o papel acabou sendo confirmado como sendo de Lia McHugh, uma atriz-mirim de 12 anos que ficou recentemente conhecida por ter participado de uma série antológica de horror chamada Into the Dark.

DON LEE É GILGAMESH

Considerado um dos mais poderosos Eternos da Terra, todas as suas habilidades são sobre-humanas: força, velocidade, agilidade, reflexos e resistência.

Especula-se que ele tenha nascido no período Neolítico e se tornado Gilgamesh, o rei de Uruk, na Suméria, em 3000 a.C. Por ser tão antigo, ele conhece métodos de luta e tem habilidades com armas de diferentes momentos da história.

Um caso curioso, Gilgamesh é conhecido como “O Esquecido“, já que as lendas e mitos sempre o deixavam de lado. Alguns de seus atos eram atribuídos a Hércules.

Será interpretado pelo astro sul-coreano Ma Dong-seok, mais conhecido nos Estados Unidos pelo nome Don Lee. O ator já participou de dezenas de filmes e séries, entre produções sul-coreanas e até mesmo americanas. Seu filme mais famoso é Invasão Zumbi, horror pós-apocalíptico de 2016.

KUMAIL NANJIANI É KINGO

Nas HQs, os Eternos se espalharam formando vários clãs dentro e fora da Terra. No Japão, surgiu um grupo e seu membro mais famoso é Kingo Sunen, comumente conhecido como Kingo.

Ele possui os poderes básicos de sua raça, mas há um fato peculiar aqui: por ter sido treinado como um samurai, ele realmente prefere abdicar de seus dons sobre-humanos no combate, optando por lutas no mano-a-mano ou com espadas.

O comediante Kumail Nanjiani ficou com o papel de Kingo no filme da equipe. O astro é muito conhecido por papéis em filmes e séries de comédia, além de vários shows de stand-up. Seus trabalhos mais marcantes incluem Doentes de Amor – um filme que ele escreveu e protagonizou – e The Twilight Zone.

BRIAN TYREE HENRY É PHASTOS

Phastos é geralmente confundido com o deus grego Hefesto. Afinal, é um habilidoso mestre ferreiro, sendo responsável inclusive pela espada de Kingo. Diferentemente dos demais Eternos, ele é mais melancólico e nem sempre é a favor de lutar. Ele sempre carrega consigo um martelo capaz de disparar rajadas de energia.

Como anunciado na San Diego Comic-Con 2019, o Eterno será interpretado por Bryan Tyree Henry, ator mais conhecido por seu papel em Atlanta, a série do FX. Além disso, ele já está familiarizado com filmes de super-heróis, tendo participado de Homem-Aranha no Aranhaverso e Coringa.

BARRY KEOGHAN É DRUIG

Primo de Ikaris, o Eterno conhecido como Druig sempre foi uma ameaça para a equipe, por conta de sua sede incessante de poder. Ele foi inclusive renegado por seu próprio pai, que o achava incrivelmente egoísta e vaidoso.

Druig possui os poderes básicos dos Eternos, e consegue até alcançar um nível básico de telepatia, que geralmente usa para manipular suas vítimas e fazer com que elas obedeçam à sua vontade. Entretanto, seu maior atributo está na manipulação de matéria e energia e no teleporte.

Barry Keoghan é um jovem ator irlandês, que ganhou destaque nos últimos anos por papéis em filmes famosos, como Dunkirk, de Christopher Nolan; e O Sacrifício do Cervo Sagrado, de Yorgos Lanthimos.

KIT HARINGTON É O DAVE WHITMAN/CAVALEIRO NEGRO

Kit Harington volta a usar preto e será Dave Whitman, o Cavaleiro Negro. O personagem não é integrante dos Eternos e apareceu pela primeira vez em Vingadores #47, de 1967. Tem fortes influências em lendas arturianas e foi criado por Roy Thomas e  John Buscema. Ele é sobrinho do Cavaleiro Negro original, que era um vilão, Nathan Garrett.

Troca de Gênero dos Personagens no filme

Sobre a mudança de gênero entre alguns personagens das HQs e do filme, é facilmente explicado.

Os Eternos podem escolher trocar de sexo entre suas idas e vindas no passar dos séculos.

Makkari (que seria Mercúrio) e Ajak (Ajax) são dois exemplos que no original são homens.

Confira o Trailer Legendado:

Confira o Trailer Dublado:

O grupo cósmico da Marvel terá um elenco estrelado: Angelina Jolie, Kit Harington, Millie Bobby Brown e muitos outros.

Kevin Feige, Presidente da Marvel fala sobre o filme:

“Depois de Vingadores: Ultimato, queríamos fazer algo diferente. O MCU é sobre crescimento e evolução. Você olha para o trabalho incrível que todos os profissionais, roteiristas, Stan Lee Jack Kirby fizeram por quase 80 anos nos quadrinhos e há muito mais histórias para contar”, falou Feige. “Jack Kirby criou Os Eternos, que é um universo que se passa durante 7 mil anos na história humana, há conotações cósmicas e muda tudo o que sabemos sobre o MCU. E é isso o que queremos fazer, incluindo Viúva Negra como o começo da Fase 4. É algo totalmente novo e diferente”.

“O filme é bem ambicioso”, continuou. “Ele mostrará eventos de 7 mil anos, do presente, até vários outros períodos e locais no tempo. Realmente é diferente de tudo o que fizemos antes. Fico feliz que o Brasil viu as primeiras imagens. A diretora Chloé Zhao é brilhante e trouxe algo novo. Ela fez duas coisas: ela é uma grande fã do MCU e de cinema e é uma cineasta incrível, que trouxe uma nova visão ao MCU”.

O que ler antes de assistir Os Eternos?

Nos quadrinhos houveram diversos retcons, mas a obra original do Jack Kirby e a obra do Neil Gaiman são as que tem maior destaque.

Sinopse do filme

O filme mostrará raças alienígenas ancestrais que vivem em segredo na Terra por milhares de anos. Após os eventos de Vingadores: Ultimato, uma tragédia inesperada força o grupo a sair das sombras para se reunir contra os mais antigos inimigos da humanidade, Os Deviantes.

O elenco inclui nomes como Angelina Jolie, Salma Hayek, Don Lee, Kumail Nanjiani, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Richard Madden, Lia McHugh, Dong-seok Ma e Kit Harington.

A produção, assim como muitas outras, foi adiada diversas vezes por causa da pandemia de coronavírus.

Quando estreia Os Eternos

Com direção da vencedora do Oscar Chloé Zhao (Nomadland), Eternos tem data de lançamento marcada para 5 de novembro no Brasil.

De qualquer forma, Os Eternos segue como a aposta mais arriscada da Disney para o MCU, mas depois de nos fazer criar empatia por um guaxinim e uma árvore, eu diria que confio nas próximas jogadas do Mickey.

Resta saber como a Marvel Studios levará todas essas características ao MCU. Qual o seu palpite e expectativas? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Gemma Chan (Sersi em Os Eternos Minn-Erva em Capitã Marvel)
10 atores que interpretaram personagens distintos no Universo Marvel

Acompanhe todas as atualizações do Universo Nerd em facebook instagram. Loja Virtual: Nerd X

Banner-NerdX-Blog
Presentes Criativos para Diversas Situações: Namorados, Amigos, Casamento e muito mais

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *