25 de maio. Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd?

25 de maio-Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd-capa

Wow, sabia que o Dia da Toalha e o Dia do orgulho Nerd são comemorados no mesmo dia? Descubra a relação entre as duas datas e a importância delas para o público Geek!

O dia 25 de maio é importante para milhões de geeks e nerds ao redor do mundo. É quando se comemora o Dia do Orgulho Geek, ou Dia do Orgulho Nerd, ou Dia da Toalha (referências da data são explicadas mais abaixo)

Nesta data celebram-se dois grandes símbolos da nerdice: o legado do escritor Douglas Adams e o início da jornada de Luke Skywalker em uma galáxia muito, muito distante em Star Wars: Uma Nova Esperança.

O que é o Dia da Toalha

O Dia da Toalha é comemorado em 25 de maio e trata-se de uma homenagem ao Douglas Adams, o autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. Trata-se de uma celebração mundial por parte da comunidade nerd. A data foi comemorada pela primeira vez em 2001. o início dessas comemorações não aconteceu por acaso, pois elas iniciaram duas semanas após a morte de Douglas Adams.

Em diversos anos a hashtag #TowelDay (dia da toalha, traduzindo para o nosso idioma) ganhou bastante destaque no Twitter. Diversos fãs e celebridades em várias partes do mundo publicaram hashtag falando sobre livros do Adams ou mesmo mostrando as toalhas.

O Manchester City, um dos principais clubes de futebol da Inglaterra, chegou a entrar na comemoração e compartilhou as diversas toalhas utilizadas pelos antigos goleiros do clube.

O Dia da Toalha, também conhecido como Towel Day, está relacionado há um importante nome da literatura nerd: o escritor Douglas Adams. Ele foi o autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Nesse momento, é comum surgir a seguinte dúvida: por que Dia da Toalha? De acordo com o que é produzido pelo próprio Adams, a toalha é um dos objetos mais úteis para mochileiro interestelar. Vale destacar ainda que ela tem diversas utilidades. Entre elas estão fornecer suporte psicológico, ser utilizada em lutas, servir como agasalho, proteger contra substâncias tóxicas e também se enxugar obviamente.

Em 2001, diversos fãs do escritor resolveram sair às ruas com a toalha para lembrar a Adams e a tradição pegou em diversas partes do mundo. Inclusive até a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fez homenagem em alusão ao Tower Day, no Twitter, para essa importante data comemorativa para o público nerd.

Relembre o Trailer do Guia do Mochileiro das Galáxias

O que é o Dia do orgulho Nerd

Harrison Ford ao lado dos atores Mark Hamill e Carrie Fisher durante gravação do filme ‘Guerra nas Estrelas Episódio IV – Uma nova Esperança’, em 1977. Ele interpretou o personagem Han Solo na trilogia original da série — Foto: Lucasfilm/20th Century Fox/The Kobal Collection

O Dia do Orgulho Nerd é uma data um pouco mais recente. Em 2006, um grupo de nerds espanhóis decidiu demonstrar que não há problema em ser a turma mais excluída do colégio pelo fato de ter gostos alternativos ou mesmo preferir coisas que ninguém curte.

A escolha desta data foi simbólica. No dia 25 de maio de 1977 estreava Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. E não é segredo para ninguém que a Guerra das Estrelas é um dos principais símbolos da cultura nerd.

banner-produtos-star-wars-nerdx-oficial
Confira o presente perfeito para fãs de Star Wars. Personalize com nome!

Afinal: Orgulho Geek, Orgulho Nerd ou Dia da Toalha?

Realmente essas questões podem até gerar um pouco de dúvida, especialmente entre os indivíduos que não conhecem profundamente a cultura nerd e os costumes Geek.

A partir de 2006, as duas comemorações passaram a acontecer de forma simultânea. Por esse motivo, têm surgido diversas homenagens para ambos os eventos. Essa escolha é até estratégica, pois o público que aprecia Guerra nas Estrelas e também os textos de Adams, como o Guia do Mochileiro das Galáxias, é bastante parecido.

Por isso, nerds de todas as idades aproveitam a ocasião para homenagear as obras que marcaram suas vidas, seja Star WarsGuia do Mochileiro das Galáxias ou tantos universos fantásticos que descobrimos nas telas ou nas páginas.

Acompanhe todas as atualizações do Universo Nerd em facebook instagram. Loja Virtual: Nerd X

banner-produtos-star-wars-nerdx-oficial
Confira já. Acesse aqui 😉

COMMENT

  • Eu amo esse universo nerd, tanto que fiz o site https://www.falanerd.com/ que é focado nesse público. Gostei demais do artigo, o site nerdxoficial é uma referencia pra mim! 😃

  • Please Post Your Comments & Reviews

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *