O que é Guerra das Armaduras: tudo sobre a série do Máquina de Combate

O que é Guerra das Armaduras tudo sobre a série do Máquina de Combate-capa

Wow, Armor wars irá explorar o legado do Homem de Ferro!

Durante o The Walt Disney Company Investor Day 2020, a Disney anunciou várias séries e filmes programados para os próximos anos. Uma das séries da Marvel anunciadas, por exemplo, foi Armor Wars.

Don Cheadle retorna para dar vida a James Rhodes, o Máquina de Combate.

Essa série carrega em seu título o nome de um importante arco de histórias das HQs e pode trazer consequências bem significativas para o MCU, especialmente no que se refere ao legado deixado por Tony Stark. Mas afinal, qual é a história das HQs? E o que podemos esperar da série, que será lançada exclusivamente no Disney+ em algum momento dos próximos anos?

Falando em legado, o Disney+ explorará o legado do finado Tony Stark em Armor Wars, e também na série Ironheart, que mostrará a personagem Riri Williams criando sua versão para a armadura do Homem de Ferro.

Afinal, o que são as Guerras das Armaduras?

Nos quadrinhosArmor Wars é o nome dado a um importante arco de histórias que aconteceu nas edições Iron Man #225-231, publicadas de dezembro de 1987 a junho de 1988. A história foi criada originalmente por David Michelinie Bob Layton, que assumiam o título do Vingador Dourado na época, juntos de Mark D. Bright Barry Windsor-Smith.

A trama segue Tony Stark, cujo maior medo começa a se tornar realidade: ele vê que sua tecnologia está caindo em mãos inimigas. Células terroristas tentam recriar suas armaduras, enquanto vilões perigosos atacam e tentam ruir o império criado por ele. Ao mesmo tempo, ele acaba contando com a ajuda de vários heróis, como Scott Lang (o Homem-Formiga), Capitão América e os Vingadores da Costa Oeste.

Armor Wars em Guerras Secretas (2017)

Esse pequeno arco de histórias ficou marcado como uma das melhores construções do Homem de Ferro, tanto em termos de narrativa quanto desenvolvimento de personagem, de modo geral. Por conta disso, a Marvel fez várias edições especiais.

Mais recentemente, a saga foi revisitada em 2015 no megaevento Guerra Secretas, além de uma guerra de armaduras ocorrida em 2017, após Tony Stark ficar hospitalizado, em coma. Naquela altura, as histórias do Homem de Ferro eram estreladas por Riri Williams e Victor von Doom, o Doutor Destino. Curiosamente, quem estava morto nessa saga era justamente o Máquina de Combate, após os eventos de Guerra Civil II.

Em Guerras Secretas, saga de 2015, o Doutor Destino – agora Deus Destino – recriou o mundo ou, como agora é conhecido, Mundo Bélico, a seu bel-prazer, dividindo-o em baronatos, cada um refletindo de alguma forma um evento ou uma saga passada da Marvel Comics.

Com isso, a editora, que, durante o evento, cancelou suas edições regulares, trabalhou como minisséries – algumas mais autocontidas que as outras – que davam novo enfoque à situação anterior já conhecida dos leitores, efetivamente criando uma saga formada de mini-sagas, com resultado bastante satisfatório, muitas vezes até superior do que as nove edições que formam o coração de Guerra Secretas.

Como o arco, o que vemos na minissérie é, única e exclusivamente, a apropriação do nome do evento oitentista, o que resulta na criação de uma história completamente nova. Nela, vemos o baronato de Tecnópolis comandado, claro, pelo barão Tony Stark, em que todos os habitantes precisam usar armaduras fornecidas substancialmente por sua empresa ou a de seu irmão e rival Arno Stark em razão de um vírus assassino que só a tecnologia impede que mate seu hospedeiro.

O resultado: uma sucessão de personagens Marvel vestidos com armaduras diferentes, em um desfile que parece ser o maior objetivo da minissérie. Afinal, vemos o Homem-Aranha (aqui, ele é Peter Urich, filho de Ben Urich, o jornalista), Pepper Potts, o Rei do Crime, Homem de Titânio, Thor-Máquina de Combate (Jim Rhodes) e assim por diante em uma sucessão de “o que aconteceria se… todo mundo usasse armaduras”.

Série mostrará tecnologia Stark em mãos erradas

Até o momento, pouca coisa foi revelada em relação a Armor Wars, a série do Disney+ que deve, de alguma forma, adaptar esse arco das HQs. Por enquanto, a informação mais concreta que temos é que a série será protagonizada por Don Cheadle, reprisando o papel de Máquina de Combate que ele interpreta desde Homem de Ferro 2, de 2009. Após anos como coadjuvante, ele finalmente terá espaço para ser protagonista.

De acordo com a descrição oficial, trata-se de:

Uma clássica história da Marvel, onde o maior medo de Tony Stark se torna realidade: O que irá acontecer com sua tecnologia caindo em mãos erradas?

De acordo com Feige, a história seguirá a mesma premissa dos quadrinhos, com a tecnologia Stark caindo nas mãos erradas. Essa proposta é interessante por abrir margem para muitas ideias que estão no ar desde Homem de Ferro 2, quando Tony começa a revisar projetos inspirados por suas armaduras aparecendo no mundo todo. É uma forma de manter o legado do herói vivo, ainda que ele tenha se sacrificado em Vingadores: Ultimato. 

Ainda não há previsão de lançamento para a série, mas acredita-se que ela possa sair entre 2022 e 2023. Vale frisar que é o primeiro grande lançamento do MCU (junto da série de Invasão Secreta) que não traz o nome de um herói ou equipe de heróis em seu título. Isso abre a margem para que mais personagens apareçam e tenham destaque, como os que iremos citar a seguir.

Quem mais estará em Armor Wars?

Até o momento, é bem difícil saber o que nos espera na série, levando em conta como a história deve ser modificada em relação ao material original para que a narrativa possa se encaixar no Universo Cinematográfico da Marvel. E mesmo assim, os fãs não param de especular sobre alguns rostos conhecidos que poderemos ver na série, como por exemplo…

Justin Hammer

Um importante vilão do Vingador Dourado nas HQs, Justin Hammer já foi adaptado ao MCU em Homem de Ferro 2, onde foi vivido por Sam Rockwell. Um industrialista bem menos brilhante e inteligente que Tony Stark, ele é visto como um idiota que, com a ajuda de Ivan Vanko, consegue replicar a tecnologia Stark em um exército de drones, mas acaba sendo preso por isso ao fim do filme.

O personagem ainda não retornou aos cinemas, exceto no curta-metragem Todos Saúdam ao Rei, onde aparece na mesma prisão onde o “falso Mandarim” vai parar. Como a trama da Guerra das Armaduras gira muito em torno de tecnologia roubada caindo em mãos erradas, faria total sentido ver Hammer de volta, fora das grades e se apropriando de todo o legado de Tony Stark.

Riri Williams

Durante o Disney Investor Day 2020, um dos anúncios mais interessantes feitos por Kevin Feige foi justamente o da série focado inteiramente em Riri Williams (a ser interpretada pela atriz Dominique Thorne), que nos quadrinhos é conhecida como Coração de Ferro. Ela é uma grande aprendiz de Tony Stark e é conhecida por ter um intelecto genial mesmo sendo muito jovem. Por isso, ela também já recriou sua própria armadura Stark em casa.

Ainda não sabemos se a série solo da heroína sairá antes ou depois de Armor Wars, mas levando em conta isso, seria interessante ver como a história dela é consequência direta do que irá acontecer na série do Máquina de Combate. Além disso, seria muito interessante ver toda a ideia de como Riri, como mulher negra, pode se inspirar em James Rhodes, enxergando-o como um herói pessoal.

Pepper Potts

Embora Gwyneth Paltrow já tenha declarado que não pretende retornar ao Universo Cinematográfico da Marvel, faria muito sentido ver Pepper Potts retornando para uma breve participação, ainda mais depois que ela ganhou a armadura de Resgate em Vingadores: Ultimato. A personagem tem uma grande ligação com Tony Stark e sua presença na série seria bem significativa para manter vivo o legado do herói.

Além dela, outros personagens associados a Stark também poderiam retornar, como Morgan Stark – a filha que Tony deixa para trás após se sacrificar em Ultimato – e até mesmo Harley Keener, um garoto que ajuda Tony a se recuperar em Homem de Ferro 3. Ainda assim, até o momento, nenhum desses personagens citados aqui foi confirmado na série.

Visão Branco (rumor)

Um portal de notícias americano sugeriu a série pode ter a presença do Visão, ou melhor, o Novo Visão.

Segundo a matéria, seria o local ideal para o nosso querido sintozóide dar as caras, ou como coadjuvante ou participação especial.

Pra mim, faz sentido. Afinal, J.A.R.V.I.S., a IA original de Stark, faz parte da intrincada composição de personalidades do Visão, além de Ultron que, como sabemos, também foi criado por Stark, com a ajuda do Doutor Banner. E o fato de ter essa ligação seria totalmente lógico ele participar.

Lembrem, se o tema da série é a proteção do legado do Homem de Ferro, o Visão seria alvo também. Afinal, um sintozóide poderoso feito de vibranium deve ser bem tentador, né?

Acredito que o Paul Bettany ia adorar participar dessa série, mas fique claro: nada foi confirmado.

Por enquanto, que tal nos contar quais são suas expectativas em relação a esta série original do Disney Plus com o Máquina de Combate? Está animado para ela? Conta par a gente aí nos comentários!

Acompanhe todas as atualizações do Universo Nerd em facebook instagram. Loja Virtual: Nerd X

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *