Retrospectiva Marvel: todos os filmes até Vingadores Ultimato

Wow, confira todos os filmes da Marvel em ordem cronológica

MCU (Universo compartilhado Marvel) é o maior e mais ousado projeto que Hollywood já viu. São 22 filmes interconectados com uma narrativa sem precedentes que abrangeu 11 anos e 11 franquias.

Colocamos em ordem cronológica porque ela é diferente da sequência em que os longas foram lançados. Siga essa cronologia dos filmes para maratonar. Separamos em duas versões: apenas os filmes, e a completa com as séries.

Filmes da Marvel em ordem Cronológica (sem séries)

Essa é a ordem do MCU oficializada no livro Marvel: The First Ten Years

1º. Capitão América: O primeiro Vingador (2011)

O filme, embora comece sua história com a descoberta do corpo congelado do Capitão América em 2011, grande parte de sua história se passa durante a década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. É também a primeira aparição do Tesseract, a Joia do Espaço.

Primeira aparição de personagens:

Steve Rogers, Bucky Barnes, Agente Carter, Caveira Vermelha, Dr. Armin Zola.

2º. Capitã Marvel (2019)

Por mais que Capitã Marvel tenha sua data de estreia para 2019, a história do filme se passará no passado, mais precisamente na década de 1990. O filme contará a origem dessa heroína e da SHIELD. Contará com a presença de Nick Fury, ainda com seus dois olhos, e com o retorno do Agente Coulson. Outro personagem que retornará é Ronan, o Acusador, vilão de Guardiões da Galáxia.

Primeira aparição de personagens:

Carol Danvers, Mar-Vell, Mônica Rambeau, Goose.

3º. Homem de Ferro (2008)

O filme que deu início a todo Universo Cinematográfico da Marvel (UCM). A princípio, Homem de Ferro parecia ser apenas mais um filme de herói como muitos antes dele (ex.: Homem-AranhaX-MenQuarteto Fantástico), como se fosse o único super-herói de seu mundo. Contudo, o filme surpreendeu todos os fãs de quadrinho com sua cena pós-créditos na qual Nick Fury revela sobre a Iniciativa Vingadores.

No livro Marvel: The First Ten Years, descobrimos que o Homem de Ferro acontece em 2010, mesmo que tenha sido lançado ainda em 2008.

Primeira aparição de personagens:

Tony Stark, Pepper Potts, Happy Hogan, James Rhodes, Agente Coulson, Nick Fury, JARVIS.

4º. Homem de Ferro 2 (2010)

Na sequência do filme do Homem de Ferro, o Universo Cinematográfico da Marvel não apenas apresenta uma nova aventura do Stark, como também aproveita para apresentar novos heróis que irão compor os Vingadores no futuro. Como é o caso da Viúva Negra e de James Rhodes como o Máquina de Combate.

Primeira aparição de personagens:

Viúva Negra, Máquina de Combate, Indústrias Hammer, Howard Stark

5º. O Incrível Hulk (2008)

Outro filme de super-herói que parecia ser como os outros antes dele. No entanto, foi nesse filme que Marvel começou a mostrar que o universo de seus heróis estava conectado. Na cena pós créditos de O Incrível Hulk, vemos Tony Stark (cujo filme havia sido lançado apenas há alguns meses) conversando diretamente com o General Ross. Isso sem falar nas diversas referências ao Capitão América.

Primeira aparição de personagens:

Bruce Banner, General Ross, Betty Ross

6º. Thor (2011)

Nesse filme a Marvel começou a explorar os conceitos de super-heróis cósmicos, mostrando outros planetas e raças que compõem o seu universo. Porém, fora isso, foi apenas um filme de origem.

Primeira aparição de personagens:

Thor, Loki, Lady Sif, Jane Foster, Odin, Erik Selvig, Heimdall, Os Três Guerreiros, Gavião Arqueiro.

7º. Os Vingadores (2012)

Filme que encerrou a primeira fase de filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, culminando na união dos super-heróis apresentados nos filmes anteriores. O filme marca também a primeira aparição da Joia da Mente e do vilão Thanos, que se manteria como uma força escondida nas sombras por mais seis anos.

Primeira aparição de personagens:

Maria Hill, Thanos.

8º. Homem de Ferro 3 (2013)

Assim como Homem de Ferro deu início à Primeira Fase do UCM, o terceiro filme desse herói foi o escolhido para dar início à Segunda Fase.

Primeira aparição de personagens:

Patriota de Ferro, Extremis, Aldrich Killian, Dra. Maya Hansen, I.M.A.

9º. Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Mais uma sequência de um filme da Primeira Fase. O ponto mais chamativo desse filme é que foi a primeira aparição da Joia da Realidade.

Primeira aparição de personagens:

Colecionador

10º. Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Novamente é na cena dos créditos que o filme prepara o terreno para as futuras produções da Marvel. Descobrimos neste filme que a Hydra está fazendo experimentos com a Joia da Mente para conferir superpoderes a seres humanos, e temos a  apresentação de Wanda e Pietro Maximoff.

Primeira aparição de personagens:

Bucky Barnes como Soldado Invernal, Agente 13, Falcão, Brock Rumlow, Barão Von Strucker, Feiticeira Escarlate, Mercúrio

11º. Guardiões da Galáxia (2014)

O filme que verdadeiramente expandiu o Universo Marvel. Descobrimos mais sobre a vida pelo universo e sobre o vilão Thanos. Também é neste filme que a Joia do Poder aparece pela primeira vez.

Primeira aparição de personagens:

Peter Quill, Gamora, Drax, Rocket Raccoon, Groot, Ronan, Yondu, Nebulosa

12º. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

Apesar da sequência de Guardiões da Galáxia ter estreado apenas três anos mais tarde, a história do Vol. 2 se passa apenas alguns meses após os eventos do primeiro filme. Cronologicamente, o filme acontece antes mesmo de Vingadores: Era de Ultron, porém possui uma incongruência, admitida pelos próprios diretores. Trata-se da cena de Stan Lee, na qual ele conta para os Vigias suas aventuras na Terra. Stan Lee fala da vez que ele foi um entregador de encomendas, porém isso só acontece em Capitão América: Guerra Civil, que cronologicamente só aconteceria dali dois anos.

Primeira aparição de personagens:

Mantis, Adam Warlock, Saqueadores originais: Águia Estelar (Sylvester Stallone), Charlie-27, Martinex, Aleta Ogord, Krugarr, Mainframe

13º Vingadores: Era de Ultron (2015)

Filme que realmente revela que a pedra que adornava o cetro utilizado por Loki no primeiro filme dos Vingadores era uma Joia do Infinito. Novamente o filme dos Vingadores marca a transição de fases do UCM, encerrando a Segunda Fase.

Primeira aparição de personagens:

Garra Sônica, Visão, Armadura Hulkbuster

14º. Homem-Formiga (2015)

Nesse filme, a Marvel amplia ainda mais a atuação dos super-heróis, mostrando que eles existem há vários anos, preenchendo o espaço de tempo entre Capitão América e o Homem de Ferro. No caso era Hank Pym e sua esposa Janet, o Homem- Formiga e a Vespa originais, que atuaram nos anos 1980, durante a Guerra Fria. A história principal do filme se passa em 2015, quando Scott Lang assume o manto de Homem-Formiga.

Primeira aparição de personagens:

Scott Lang, Dr. Hank Pym, Hope van Dyne, Janet van Dyne, Jaqueta Amarela

15º. Capitão América: Guerra Civil (2016)

Filme considerado o Vingadores 2,5 pela quantidade de super-heróis que ele traz. Foi aqui que começaram as desavenças entre Homem de Ferro e Capitão América que repercutiriam até Vingadores: Guerra Infinita.

Primeira aparição de personagens:

Pantera Negra, Homem-Aranha, Brock Rumlow como o Ossos Cruzados

16º. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Embora a chegada do Cabeça-de-teia ao Universo Cinematográfico tenha sido amplamente celebrada, ela também trouxe uma das maiores incongruências da linha temporal da Marvel. Isso acontece logo no início do filme. A primeira cena mostra Nova York se recuperando dos eventos da invasão alienígena do filme dos Vingadores, que aconteceu em 2012. Porém, a cena seguinte diz que se passa oito anos depois. Isso faria com que a história de Homem-Aranha: De Volta ao Lar se passasse em 2020. Uma errata para essa incongruência foi feita em Marvel: The First Ten Years que oficializou o período em que o filme acontece, em 2016 (um ano antes do lançamento do filme).

Primeira aparição de personagens:

Abutre, Tia May, Escorpião, Flash Thompson, Liz Allen

17º. Doutor Estranho (2016)

Doutor Estranho chegou ao Universo Cinematográfico da Marvel para expandir ainda mais os seus limites. Pode-se dizer que ele chegou para abrir as portas da percepção de seus expectadores, aprofundando ainda mais os conceitos sobre magia desse universo. Ainda de quebra, esse filme conta com a primeira aparição da Joia do Tempo.

O filme possui duas posições na cronologia do Universo Marvel. O início se passa em 2016, pouco depois dos acontecimentos de Guerra Civil, quando podemos ver Stephen Strange negar a cirurgia de James Rhodes. O resto do filme, após seu acidente, se passa em 2017.

Primeira aparição de personagens:

Stephen Strange, Wong, Anciã, Dormammu

18º. Pantera Negra (2018)

Como pode ser percebido pelo filme, a história de Pantera Negra se passa pouco tempo após a morte do Rei T’Chaka, que aconteceu em Guerra Civil. De acordo com o livro Marvel: The First Ten Years, a história acontece em 2017, alguns meses após o último filme do Capitão América. 

Primeira aparição de personagens:

Okoye, Shuri, M’Baku

19º. Thor: Ragnarok (2017)

É um tanto vago precisar o momento exato em que Thor: Ragnarok acontece na linha temporal do UCM. Durante o filme vemos que Thor e Loki, ao serem expulsos do teletransporte da Bifrost, vão parar em outro planeta com uma diferença de semanas entre a chegada dos dois. Contudo, uma de suas cenas pós-créditos, mostra a nave asgardiana sendo abordada pela nave de Thanos, o que faz com que os eventos de Vingadores: Guerra Infinita aconteçam imediatamente após de Ragnarok. E é graças ao período oficial em que Guerra Infinita acontece que conseguimos dizer que Ragnarok acontece em 2017.

Primeira aparição de personagens:

Korg, Valquíria, Hela, Grão Mestre

20º. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

O filme que é o resultado dos 10 anos de Universo Cinematográfico da Marvel. Nele vimos a união de todos os principais personagens apresentado ao longo desses anos. Thanos finalmente se revelou totalmente como o grande vilão e a última Joia do Infinito, a Joia da Alma, foi descoberta.

Segundo o livro Marvel: The First Ten Years, Guerra Infinita acontece em 2017, e não em 2018, o ano de lançamento do filme. Essa informação fez com que vários outros filmes também tivessem sua data alterada.

Primeira aparição de personagens:

Ordem Negra

21º. Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Antes do lançamento desse filme, muito se especulava do lugar de Homem-Formiga e a Vespa na linha do tempo da Marvel. Isso aconteceu porque o filme estreou nos cinemas após Guerra Infinita. Agora sabemos que a história principal acontece antes de Guerra Infinita, ou seja, em 2017. Apenas as cenas pós-créditos é que acontecem ao mesmo tempo que o terceiro filme dos Vingadores (por isso, recomendamos assisti-lo depois).

Essa data, 2017, foi oficializada no livro Marvel: The First Ten Years, mas isso traz uma incongruência para a linha do tempo. No filme é dito que Scott Lang, por causa de suas ações em Guerra Civil, está em prisão domiciliar cumprindo uma pena de 2 anos, e está prestes a ser liberado. Contudo, se Guerra Civil aconteceu em 2016, então Homem-Formiga e a Vespa deveria acontecer em 2018. Será que Scott teve a pena reduzida por bom comportamento? Rss.

Primeira aparição de personagens:

Golias, Ghost (Fantasma)

22. Vingadores: Ultimato (2019)

Devido a gravidade do que aconteceu no fim de Guerra Infinita, tudo leva a crer que os eventos de Ultimato acontecerão imediatamente após o término da primeira parte. No entanto, existe a teoria de que a trama do filme envolve viagens no tempo, ou seja, a EndGame (título original) pode acontecer ao longo de vários pontos diferentes da linha temporal do Universo Cinematográfico.

Futuro da Marvel

Além desses filmes, existem outras produções já confirmadas pela Marvel. Porém, ainda não exite nenhuma informação do ponto na linha do tempo em que se encaixam. É o caso da sequência de Homem-Aranha, Pantera Negra, Guardiões da Galáxia Vol.3 e o possível Doutor Estranho 2, além do filme solo da Viúva Negra, que finalmente está sendo planejado.

Universo Marvel completo em ordem Cronológica (filmes + séries)

Se você é o super fã que quer ficar ligado em todo o universo compartilhado da Marvel, vai precisar assistir umas séries também!

NOTA: Aqui também vamos mencionar títulos que só vão sair no futuro.

1. Capitão América: O Primeiro Vingador [Filme]
Ano de lançamento: 2011
Ano em que a história acontece: 1945

2. Agente Carter – Primeira temporada [Série]
Ano de lançamento: 2015
Ano em que a história acontece: Segunda metade da década de 40

3. Agente Carter – Segunda temporada [Série]
Ano de lançamento: 2016
Ano em que a história acontece: Segunda metade da década de 40

4. Capitã Marvel [Filme]
Ano de lançamento: 7 de Março de 2019
Ano em que a história acontece: Década de 90. O que coloca Capitã Marvelimediatamente antes do primeiro filme do Homem de Ferro na cronologia.

5. Homem de Ferro [Filme]
Ano de lançamento: 2008
Ano em que a história acontece: 2010

6. Homem de Ferro 2 [Filme]
Ano de lançamento: 2010
Ano em que a história acontece: 2011

7. O Incrível Hulk [Filme]
Ano de lançamento: 2008
Ano em que a história acontece: 2011

8. Thor [Filme]
Ano de lançamento: 2011
Ano em que a história acontece: 2011

9. Os Vingadores [Filme]
Ano de lançamento: 2012
Ano em que a história acontece: 2012

10. Homem de Ferro 3 [Filme]
Ano de lançamento: 2013
Ano em que a história acontece: 2012

11. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Primeira temporada, episódios 1 a 7 [Série]
Ano de lançamento: 2013
Ano em que a história acontece: 2013

12. Thor: O Mundo Sombrio [Filme]
Ano de lançamento: 2013
Ano em que a história acontece: 2013

13. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Primeira temporada, episódios 8 a 16 [Série]
Ano de lançamento: 2013
Ano em que a história acontece: 2013

14. Capitão América: O Soldado Invernal [Filme]
Ano de lançamento: 2014
Ano em que a história acontece: 2014

15. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Primeira temporada, episódios 17 a 22 [Série]
Ano de lançamento: 2013
Ano em que a história acontece: 2014

16. Guardiões da Galáxia [Filme]
Ano de lançamento: 2014
Ano em que a história acontece: 2014

17. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Segunda temporada, episódios 1 a 19 [Série]
Ano de lançamento: 2014
Ano em que a história acontece: 2014

18. Guardiões da Galáxia Vol. 2 [Filme]
Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2014

19. Demolidor – Primeira temporada [Série]
Ano de lançamento: 2015
Ano em que a história acontece: 2015

20. Vingadores: Era de Ultron [Filme]
Ano de lançamento: 2015
Ano em que a história acontece: 2015

21. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Segunda temporada, episódios 20 a 22 [Série]
Ano de lançamento: 2014
Ano em que a história acontece: 2015

22. Homem-Formiga [Filme]
Ano de lançamento: 2015
Ano em que a história acontece: 2015

23. Jessica Jones – Primeira temporada [Série]
Ano de lançamento: 2015
Ano em que a história acontece: 2015

24. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Terceira temporada, episódios 1 a 10 [Série]
Ano de lançamento: 2015
Ano em que a história acontece: 2015

25. Demolidor – Segunda temporada [Série]
Ano de lançamento: 2016
Ano em que a história acontece: 2016

26. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Terceira temporada, episódios 11 a 19 [Série]
Ano de lançamento: 2015
Ano em que a história acontece: 2016

27. Capitão América: Guerra Civil [Filme]
Ano de lançamento: 2016
Ano em que a história acontece: 2016

28. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Terceira temporada, episódios 20 a 22 [Série]
Ano de lançamento: 2015
Ano em que a história acontece: 2016

29. Luke Cage – Primeira temporada [Série]
Ano de lançamento: 2016
Ano em que a história acontece: 2016

30. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Quarta temporada, episódios 1 a 11 [Série]
Ano de lançamento: 2016
Ano em que a história acontece: 2016

31. Homem-Aranha: De Volta ao Lar [Filme]
Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2016

32. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Quarta temporada, episódios 12 a 22 [Série]
Ano de lançamento: 2016
Ano em que a história acontece: 2016

33. Punho de Ferro – Primeira temporada [Série]
Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2016

34. Os Defensores [Série]
Ano de lançamento: 18 de Agosto de 2017
Ano em que a história acontece: 2016

35. Inumanos [Série]
Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2016

36. Doutor Estranho [Filme]
Ano de lançamento: 2016
Ano em que a história acontece: 2016 a 2017

37. Pantera Negra [Filme]
Ano de lançamento: 2018
Ano em que a história acontece: 2017

38. Thor: Ragnarok [Filme]
Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2017

39. Justiceiro – Primeira temporada [Série]
Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2017

40. Agentes da S.H.I.E.L.D. – Quinta temporada [Série]
Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2017

41. Jessica Jones – Segunda temporada [Série]
Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2017

42. The Runnaways (Fugitivos) [Série]
Ano de lançamento: 2017
Ano em que a história acontece: 2017

43 Vingadores: Guerra Infinita [Filme]
Ano de lançamento: 2018
Ano em que a história acontece: 2017

44. Manto e Adaga [Série]
Ano de lançamento: 2018
Ano em que a história acontece: 2017

45. Homem-Formiga e a Vespa [Filme]
Ano de lançamento: 2018
Ano em que a história acontece: 2017 (Embora não tenha sido confirmado pelo livro Marvel: The First Ten Years)

46. Luke Cage – Segunda Temporada [Série]
Ano de lançamento: 2018
Ano em que a história acontece: 2017

47. Punho de Ferro – Segunda temporada [Série]
Ano de lançamento: 2018
Ano em que a história acontece: 2017

48. Demolidor – Terceira Temporada [Série]
Ano de lançamento: 2018
Ano em que a história acontece: 2017

49. Vingadores: Ultimato [Filme]
Ano de lançamento: 25 de Abril de 2019
Ano em que a história acontece: algum tempo após A Dizimação de Thanos, visto de Guerra Infinita.

Segue agora a lista de filmes e séries que ainda vão estrear, pela mesma ordem cronológica:

50. Homem-Aranha: Longe de Casa [Filme]
Ano de lançamento: 5 de Julho de 2019
Ano em que a história acontece: ?

51. Viúva Negra [Filme]
Ano de lançamento: sem data confirmada

52. Projeto Sem Título [Filme]
Ano de lançamento: 31 de Julho de 2020

53. Os Eternos [Filme]
Ano de lançamento: sem data confirmada

54. Doutor Estranho 2 [Filme]
Ano de lançamento: sem data confirmada

55. Projeto Sem Título [Filme]
Ano de lançamento: 30 de Julho de 2021

56. Projeto Sem Título [Filme]
Ano de lançamento: 5 de Novembro de 2021

57. Projeto Sem Título [Filme]
Ano de lançamento: 18 de Fevereiro de 2022

58. Projeto Sem Título [Filme]
Ano de lançamento: 6 de Maio de 2022

59. Projeto Sem Título [Filme]
Ano de lançamento: 29 de Julho de 2022

60. Guardiões da Galáxia vol. 3 [Filme]
Ano de lançamento: Sem data oficial confirmada

Fique por dentro:

Acompanhe todas as atualizações do blog no facebooktwitter e instagram. Loja Virtual: Nerd X

Queima de Estoque Nerd X

COMMENTS

  • Pingback: Marvel: Telecine terá Maratona com 75 horas seguidas de filmes – Nerd X Oficial
  • Pingback: Gavião Arqueiro | mais uma série confirmada para a Disney+ – Nerd X Oficial
  • Pingback: Vingadores: Thanos aparece em pegadinha super divertida – Nerd X Oficial
  • Pingback: Faça sua própria Manopla do Infinito – Nerd X Oficial
  • Pingback: Fenômeno Vingadores Ultimato: recorde de bilheteria e aprovação – Nerd X Oficial
  • Please Post Your Comments & Reviews

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *