Artistas homenageiam Notre-Dame após incêndio

Wow, Quasimodo virou símbolo da catedral de Paris

A Catedral de Notre-Dame, que sofreu graves danos segunda-feira devido a um incêndio, é sem dúvida um dos edifícios mais emblemáticos de Paris, a capital francesa.

Mas além de ser uma atração turística visitada todos os anos por mais de 13 milhões de pessoas e que abriga relíquias de valor incalculável, ela tem sido objeto de inúmeras lendas e cenário de importantes obras literárias ao longo dos seus mais de oito séculos de história.

Talvez a obra mais conhecida seja a Nossa Senhora de Paris, do escritor francês Victor Hugo, que foi publicada em 1831 e conta a história de Quasimodo, o corcunda que cuida dos sinos da igreja. Obra que ficou conhecidíssima no mundo todo na versão do “Corcunda de Notre-Dame”, animação da Disney de 1996.

A causa, de acordo com a brigada de incêndio da cidade, é afiliada a recentes obras de restauração do prédio. O presidente francês Emmanuel Macron expressou que seus sentimentos estão com “todos os católicos e franceses”.

Membros da mídia, artistas e criativos também foram às mídias sociais para homenagear o marco de longa data. Confira:

https://www.instagram.com/p/BwSS49nlGNq/?utm_source=ig_embed

Criativos compartilharam suas obras de arte no Twitter, como essa peça marcante da artista Cristina Correa Freile indo viral. A ilustração, que retrata “Quasimodo” – versão da Disney, abraçando o prédio, alcançou mais de 160.000 curtidas no Instagram até o momento.

Existiu um verdadeiro Quasimodo?


Quasimodo também virou protagonista de um filme de animação lançado em 1996 pela DisneyWalt Disney Pictures/BBC NEWS BRASIL

Para além da ficção, em 2010, historiadores descobriram referências a um verdadeiro escultor “corcunda” que poder ter inspirado Victor Hugo.

Pesquisadores encontraram nas memórias de Henry Sibson, um escultor britânico do século 19 que trabalhava na catedral, uma menção a um colega de trabalho que era corcunda.

“Fiz uma solicitação nos estudos do governo, onde estavam construindo grandes figuras, e aqui me encontrei com o senhor Trajano, o homem mais digno, paternal e gentil que já existiu. Ele trabalhava para o escultor do governo, cujo nome eu esqueci porque não me relacionei com ele. Tudo o que sei é que ele era corcunda e não gostava de se misturar com os escultores”

Dizem as memórias de Sibson, que fazem parte do arquivo da Tate Gallery em Londres.

Fique por dentro:

Acompanhe todas as atualizações do blog no facebooktwitter e instagram. Loja Virtual: Nerd X

Luminárias Nerd Geek
Luminárias Temáticas



COMMENTS

  • Pingback: Notre Dame será reconstruída com a ajuda de Assassin’s Creed Unity – Nerd X Oficial
  • Please Post Your Comments & Reviews

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *