As Maiores Heroínas dos Quadrinhos

Wow, Persistentes, valentes e Protagonistas. Como a arte imita a vida, nesse Dia Da Mulher fizemos uma lista com as Maiores Heroínas das Hqs. Não só em poder, como em popularidade. A lista está em ordem alfabética:

1. Batgirl

Quantos personagens você conhece com duas carreiras de sucesso no mundo dos super-heróis? Barbara Gordon é um caso fantástico nesse e outros aspectos.
A menina que adorava Batman tem como marca sua inteligência extraordinária e capacidades físicas que a tornaram a protegida do Morcego. Após anos lutando contra o crime em Gotham, o Coringa atacou Barbara e a deixou paraplégica. Mas nem isso colocou um ponto final no seu desejo de fazer o bem. Barbara mudou seu codinome para Oráculo e se tornou uma uma heroína “digital”, fornecendo informações para Batman. E ainda criou o time de heroínas Aves de Rapina.
Após três anos como Oráculo, voltou a andar e ao uniforme de Batgirl.

2. Canário Negro

Dinah Drake Lance é nascida numa família de heróis. A sua mãe era uma super-heroína e seu pai um policial, então ela cresceu rodeada por superpoderes. Assim que chegou à idade adulta, depois de muito treino, ela decidiu seguir os passos dos seus pais. E assim passou a utilizar o traje e a herança da sua mãe, se tornando a Canário Negro.
A Canário Negro é a primeira meta-humana da nossa lista, ela possui um poderoso grito chamado de “O Choro da Canário”. Esta habilidade atinge frequências sonoras super altas, capazes de quebrar objetos e até mesmo de desorientar adversários. Recentemente foi revelado que o seu grito é tão poderoso que pode até partir crânios.
Foi o seriado Arrow que apresentou a Canário Negro para o mainstream.

3. Capitã Marvel

Conhecida antes como Miss Marvel, Carol Danvers vai ter seu primeiro filme solo da Marvel em 2019 (interpretada por Brie Larson). É frequentemente considerada como o maior ícone feminista da Marvel. Seus superpoderes são semelhantes ao do Superman. Sua exposição a DNA Kree fez ela ganhar novas capacidades. Danvers possui resistência à maioria das toxinas e venenos, indestrutibilidade, absorção e manipulação de energia e explosões fotônicas.
Carol Danvers foi piloto da Força Aérea dos Estados Unidos da América e recebeu treinamento em combate corpo-a-corpo e espionagem.

4. Elektra

A grande assassina da Marvel, Criada por Frank Miller em 1981, Elektra Natchios é uma das personagens femininas mais marcantes do Universo Marvel. Desde o seu nome até sua história familiar, a criação da anti-heroína teve sua inspiração em tragédias e histórias da Antiga Grécia.
Demolidor e Elektra são dos casais mais icônicos dos quadrinhos, uma história de amor e paixão pouco aconselhada para os fãs de coração frágil. Uma das relações mais complexas dos quadrinhos e fascina os fãs há décadas. Ela aparece na segunda temporada de Demolidor na Netflix e em Defensores.

5. Emma Frost

Uma das maiores FDPs e Telepatas do mundo, Emma é inteligente, manipuladora, decidida e usa todas as habilidades que tem para proteger sua raça.
Começou como vilã e teve participação importantíssima como a Rainha Branca no Clube do Inferno na Saga da Fênix Negra – uma das maiores dos X-men. Com o tempo, Emma se regenerou, virou professora em Genosha, e começou um relacionamento com Scott Summers (Ciclope).

6. Estelar

Estelar é uma alienígena com uma história terrível, marcada por escravidão e experimentos doentios. Mas mesmo assim, Estelar mantém uma atitude positiva e inspiradora no seu cotidiano.
Os seus poderes principais são a absorção de raios ultravioletas, que ela transforma em energia. Com essa energia acumulada, Estelar é capaz de ataques poderosíssimos em forma de disparo, assim como lhe permite voar a velocidade supersônica.
Koriand’r é uma personagem bem querida do público graças à sua participação em Jovens Titãs da Cartoon Network, e após o lançamento da série live action Titans.

7. Feiticeira Escarlate

Wanda Maximoff é a definição de força da natureza graças ao seu poder extraordinário em conjunto com uma personalidade problemática.
A capacidade suprema de Wanda é a distorção da realidade, sendo uma mutante de nível ômega. A Feiticeira Escarlate consegue criar realidades alternativas, manipular campos de probabilidades, emissão de energia, telepatia, manipulação mental, entre muitos outros. A Feiticeira treinou as suas habilidades mágicas, o que a ajudou a controlar melhor os seus superpoderes. Através da sua “magia do caos”, Wanda consegue até ressuscitar os mortos. Mas nenhum evento foi tão marcante em sua vida como o da Dinastia M quando em um momento de ruptura psicológica, ela disse as palavras “chega de mutantes” e reduziu para 198 o número de mutantes na Terra.
Wanda faz parte dos Vingadores há décadas, e tem uma das histórias mais traumáticas e alucinadas do universo Marvel. Lendo os quadrinhos, é fácil entender que sua instabilidade mental é frequentemente a maior barreira ao seu poder inacreditável. Nos cinemas é interpretada por Elizabeth Olsen.

8. Gamora

Conhecida como “A Mulher Mais Perigosa do Universo”, em matéria de combate ela faz justiça ao seu nome. Desta lista de super-heroínas, é a que melhor domina as artes marciais. E é uma verdadeira mestre em armas,com preferência pelas espadas. É a única sobrevivente da sua raça – Zen Whoberi – e foi adotada pelo supervilão Thanos, que a treinou para ser a assassina mais letal do universo. Thanos aumentou as suas capacidades físicas, incluindo: velocidade, reflexos, agilidade, sentidos, resistência, durabilidade e fator de regeneração. Em várias ocasiões foi demonstrado que Gamora consegue lutar e derrotar inimigos mais poderosos que ela.
Gamora se tornou uma super-heroína quando descobriu quem Thanos realmente era e decidiu confrontá-lo. Desde então, ela tem usado as suas capacidades para ajudar os que mais precisam. No evento “Aniquilação: A Conquista”, foi Gamora quem liderou a luta contra Aniquilação. A heroína faz parte dos Guardiões da Galáxia, e nos cinemas é interpretada por Zoë Saldaña.

9. Jean Grey (Fênix)

A poderosa telepata de nível Omega é um marco dos X-Men e da Marvel. Suas extraordinárias capacidades mentais de telecinese e telepatia a colocam no mesmo patamar que Magneto e o Professor Xavier.
Jean se tornou hospedeira da entidade Fênix, que levou seus poderes a níveis nunca vistos. Quando Grey está neste estado, ela consegue manipular qualquer matéria a um nível sub-atômico. Ou seja: basta ela querer e desintegra qualquer ser vivo ou objeto.
A Fênix fez com que Jean perdesse cada vez mais o controle de seu equilíbrio mental, ao mesmo tempo em que seus poderes atingiam níveis assustadores. Contudo, Jean é uma das personagens melhor desenvolvidas das HQs, com uma história rica em altruísmo e redenção. Nos cinemas foi interpretada Famke Janssen, e atualmente por Sophie Turner.

10. Jessica Jones

Jessica Jones definitivamente não é a heroína pela qual o mundo está acostumado a torcer. Ela não é otimista, ou acredita que luta por um bem maior, e muito menos considera que salvar os outros seja “uma missão”.
A personagem tem uma série com duas temporadas na Netflix (além de aparecer em Defensores), é sim dotada de capacidades sobre-humanas, mas não é por isso que ela conquistou uma legião de fãs. Jessica Jones é, dentro do universo da Marvel, muito mais humana do que super.
Cínica, sarcástica e quase alcoólatra (se não fosse por seus superpoderes de regeneração), Jessica é como é por conta de traumas de seu passado: ela perdeu a família em um acidente quando criança e, adulta, foi escravizada e abusada sexualmente. Jessica sofre de estresse pós-traumático, e a bebida é o escape para esquecer suas dores.

11. Mantis

Nas Hqs, Mantis foi oferecida à raça alienígena dos Sacerdotes de Pama que acreditava na existência de uma entidade superior chamada Madona Celestial e que teria um filho, o Messias Celestial, destinado a se transformar no mais importante ser do Universo.
Durante o tempo que passou com os Sacerdotes de Pama ela aprendeu a ter total controle sobre o seu corpo, atingindo um nível de força, reflexos e velocidade surpreendentemente superiores aos dos seres humanos. Além disso, ela também consegue se regenerar após sofrer lesões.
Os Sacerdotes de Pama também ensinaram vários tipos de artes-marciais, fazendo de Mantis uma excelente lutadora. Contudo, o mais impressionante são os seus poderes telecinéticos. Ela consegue ler pensamentos e comunicar com outros seres através de telepatia! Ela aparece no segundo filme dos Guardiões da Galáxia (interpretada por Pom Klementieff).

12. Medusa

A Rainha dos Inumanos. Assim como a figura mitológica da Medusa, esta personagem tem um cabelo superpoderoso que faz o que ela desejar. Este superpoder tem o nome de Tricoquínese e a Medusa o utiliza como uma arma mortífera.
Mas ela não fica por aí: a Medusa ainda tem uma força fora do comum, conseguindo levantar facilmente objetos com até uma tonelada. Sua estreia nas telas não foi boa, pois a série dos Inumanos teve uma crítica negativa e foi cancelada ainda na primeira temporada.

13. Mera

A Rainha de Atlantis e esposa de Aquaman ficará mais conhecida para o grande público após o filme solo do Aquaman, Mera é uma guerreira formidável com longo treinamento em infiltração.
Mera possui a capacidade única de manipular água do jeito que quiser, transformando em objetos, criaturas ou qualquer forma que destrua seus inimigos. Seu poder se estende a vastas quantidade de água, seja de que tipo for.
14. Mônica
Você realmente não esperava por isso, mas a prata da casa é grande representante das mulheres fodonas. Quem acompanha, mesmo que por alto, sabe que a força e “superheroizisse” da baixinha de vestido vem aumentando durante os anos, principalmente em sua nova versão, a “Monica Jovem”.

15. Miss Marvel (Kamala Khan)

Vamos incluir um pouco de diversidade nessa lista. Afinal A nem-mais-tão-nova Ms. Marvel, afinal, ela apareceu nos quadrinhos em 2013, é um dos personagens mais interessantes, complexos, ousados e legais das revistas dos últimos tempos. Quebrando padrões estéticos, culturais e várias caras, Kamala está carregando o manto da Ms. Marvel, deixado por Carol Danvers quando tornou-se Capitã, da melhor forma possível. Kamala Khan, de descendência paquistanesa, muçulmana, adolescente e inumana. É uma das personagens mais interessantes dos quadrinhos dos últimos anos, não é à toa que é considerada a “nova Homem-Aranha”.

16. Mulher Invisível

Uma das primeiras super-heroínas da história dos quadrinhos, a Mulher Invisível é a alma do Quarteto Fantástico. Além do superpoder que lhe dá o nome, ela consegue criar e manipular campos de força invisíveis de acordo com sua concentração. Sua habilidade não conhece limites. Seja para proteção, levitação, voo ou ataque, seus campos de força são praticamente indestrutíveis.

17. Mulher Maravilha

Diana Prince, a Rainha das Amazonas é sem dúvida a super-heroína mais popular do mundo!  Um ícone lendário do poder feminino e uma importante inspiração para as meninas geeks.
Fundadora da Liga da Justiça, líder das Amazonas e ainda arranja um tempinho para ser embaixadora da paz na ONU – essa é a Mulher-Maravilha. Diana tem como principais valores o amor, a compaixão, a justiça e a igualdade de gênero.
A princesa de Themyscira tem ascendência divina e recebeu seus poderes como uma benção dos deuses gregos. A força da Mulher-Maravilha é igual ao de Superman, tem resistência ao fogo, voa, cura rapidamente, é extremamente veloz e ainda tem muitos outros superpoderes que a tornam a grande heroína guerreira que conhecemos!

18. Mulher-Hulk

Uma transfusão de sangue de seu primo Bruce Banner fez com que Jennifer Walters ganhasse superpoderes. Inicialmente, esses poderes eram mais fracos que os de Hulk, mas ela recebeu depois a possibilidade de igualar os poderes aos do seu primo.
Sua força bruta é sua marca, mas Mulher-Hulk é conhecida também por uma resistência inacreditável à dor, a temperaturas extremas, qualquer impacto e doenças terrestres. E tal como Wolverine, Jennifer regenera sua saúde muito rápido. Ela tem uma vantagem sobre Hulk: quando Jennifer se transforma, ela mantém a sua inteligência e identidade, ao contrário de Bruce. Jennifer Walters pertenceu aos Vingadores e Quarteto Fantástico e é também uma advogada brilhante.

19. Poderosa

Sim, é verdade, quase que só precisa ser de Krypton para ter um lugar reservado nesta lista. A Poderosa tem uma origem bem parecida à Supergirl, sendo na verdade uma versão da Supergirl da Terra-2. Mas devido à sua importância nos quadrinhos ela ganhou um status especial entre os fãs da DC Comics. Como esperado, a Poderosa é bem… poderosa! Ela tem poderes bem parecidos com os do Superman, e foi uma das únicas personagens (e a única personagem feminina) capaz de derrotar a Mulher-Maravilha. Nunca o nome de um personagem foi tão bem escolhido!

20. Ravena

Ravena é filha de uma humana e de um demônio interdimensional chamado Trigon, que busca a conquista do planeta Terra. Os poderes demôniacos de Trigon passaram para sua filha e ele planejou usar Ravena para dominar o nosso mundo. A filha não podia ser mais diferente do seu pai. A sua infância foi passada na dimensão de Azarath, onde ela aprendeu a controlar as suas emoções – algo essencial para impedir o fim do mundo. Porquê? Se Ravena experimentar qualquer sentimento extremo, ela pode ceder às suas capacidades demoníacas e isso pode colocar em perigo todo o mundo.
A Ravena é capaz de criar portais para outras dimensões, materializar objetos a partir do nada, conjurar diferentes tipos de feitiços, entre muitas outras coisas. Para além de tudo isso ela é extremamente perigosa para todos os Kryptonianos que são super sensíveis à magia.
Tal como Estelar, Ravena é uma personagem dos Jovens Titãs da Cartoon Network, e da série live action Titans.

21. Supergirl

Sabia que ela tem os mesmos poderes que o Superman?
Força, velocidade e resistência super-humanas, invulnerabilidade e, claro, capacidade voo. Tudo isso essa menina consegue fazer como seu primo, Kal-El. Seu nível de poder é um pouco mais baixo que ele devido a Clark ter estado mais exposto à radiação do sol amarelo.
Kara Zor-El representa o equilíbrio perfeito entre a alegria de uma jovem e a força e confiança de uma super-heroína. Sua luminosidade, valentia e espírito positivo perante as adversidades a tornam essencial no universo da DC. A personagem sempre foi querida, mas após o lançamento da sua série (Melissa Benoist), sua popularidade aumentou ainda mais.

22. Tempestade

Ororo Munroe já foi vista como deusa na África, foi rainha de Wakanda junto do Pantera Negra e hoje em dia é a Diretora da escola de Xavier e líder dos X-Men.
Seus incríveis poderes a tornam capaz de controlar todos os aspectos do tempo, seja em solo terrestre ou alienígena. Uma aliada formidável em qualquer equipe, Tempestade dedica sua vida a defender uma convivência pacífica entre humanos e mutantes. Nos cinemas foi interpretada pela Halle Berry, e atualmente pela Alexandra Shipp.

23. Thor (Jane Foster)

Não o asgardiano loiro e barbudo (obviamente), mas sim Jane Foster, a personagem que a princípio era apenas o interesse romântico do deus do trovão. Após o Thor original se tornar indigno de empunhar o martelo Mjolnir, Jane Foster foi quem conseguiu erguer a arma e tomar os poderes do deus do trovão para si, bem como o nome Thor.
Antes acostumada a ajudar as pessoas com seus conhecimentos médicos, agora Jane ajuda a humanidade como uma super-heroína. Ela batalha tanto contra contra seres cósmicos e destruidores de mundos, quanto o câncer de mama que a ataca em sua forma mortal.

24. Tremor (Daisy Johnson, Quake ou Skye)

Apesar de ter grandes participações em sagas dos Vingadores (como em Guerra Secreta) ou dos Guerreiros Secretos, a personagem caiu nas graças do grande público em consequência do sucesso da série Agents of Shield.
Daisy possui a habilidade de manipular e criar ondas sísmicas, gerando poderosas ondas de vibração que podem criar terremotos. Seu treinamento com Nick Fury permitiu que ela tivesse um grande controle sobre suas habilidades, fazendo objetos selecionados vibrarem até se destruírem completamente, de dentro pra fora.
Com sua habilidades, ela já conseguiu parar uma bomba de anti-matéria, além de ter explodido o coração de Wolverine.

25. Valquíria

Brunnhilde, a Valquíria, é uma heroína um tanto desconhecida em comparação com as outras personagens presentes nesta lista, mas nem por isso menos poderosa. Ela é uma grande guerreira de Asgard que há muitos anos atrás possuía a tarefa de levar as almas dos guerreiros mortos em combate para Valhalla.
Uma das principais características de Vaquíria é a sua super-força. Ela não apenas é mais forte que um ser humano comum, mas também possui uma força assombrosa mesmo para os padrões asgardianos. O normal é que uma mulher asgardiana consiga erguer até 25 toneladas de peso e um homem 30, já Brunnhilde consegue erguer 45 toneladas.
Essa personagem se resume a força bruta, ela é também uma ótima líder. No passado era a líder das valquírias de Asgard, e nos tempos modernos foi responsável por criar um grupo de super-heroínas na Terra, as Destemidas Defensoras.
A Valquíria do filme Thor Ragnarok (Tessa Thompson) não é a Brunnhilde, apesar dessa ter uma provável pequena cena no filme (no flashback de batalha com Hela).

26. Vampira

Uma mutante cujo poder é justamente absorver as memórias e poderes ao entrar em contato físico com outras pessoas. Geralmente os poderes que Vampira absorve não permanecem consigo por mais que algumas horas.
Contudo, existem algumas exceções à essa regra. Um exemplo disso é a são os poderes cósmicos da Capitã Marvel, a origem de sua capacidade de voar. Foram adquiridos após um longo contato com a super-heroína e nunca mais desapareceram.
Vampira já esteve envolvida em algumas equipes, como as opostas Irmandade de Mutantes e os X-Men. Também, graças a versatilidade de seus poderes, foi encarregada pelo Capitão América como líder de uma subdivisão dos Vingadores.

27. Vespa

Janet Van Dyne é uma das figuras mais importantes dos quadrinhos, tendo uma grande relação com o Homem-Formiga e os Vingadores (sendo um dos membros fundadores).
Assim como Hank Pym, Janet possui a habilidade de controlar seu tamanho corporal. Embora ela possa aumentar, a heroína prefere usar os poderes de encolhimento, já que assim ela pode agir em modo furtivo. Quando em formato diminuto, ela possui dois pares de asas implantados em suas costas, o que permite com que ela possa voar em grandes velocidades.
Ela também pode comandar exércitos de insetos graças às antenas de seu traje, além de disparar rajadas bio-elétricas, que causam intensa dor em suas vítimas e podem atravessar estruturas densas, como se fossem um laser. A Vespa já teve duas encarnações nos cinemas, em Homem-Formiga. Janet Van Dyne fez uma pequena participação no primeiro filme, onde descobrimos que ela foi enviada para o “Reino Quântico” durante uma missão com seu marido, Hank Pym. Ela retornará na continuação, interpretada por ninguém menos que Michelle Pfeiffer.
Além disso, há a Vespa atual, que é Hope Van Dyne. Ela é filha de Hank e Janet, e está começando o treinamento para assumir o manto de sua mãe. Hope é inspirada em uma personagem de mesmo nome que existe em um universo alternativo dos quadrinhos, conhecida como Rainha Vermelha.

28. Víuva Negra

Pode parecer estranho uma personagem sem nenhum super-poder estra presente nesta lista, mas a Viúva Negra supre sua falta de poderes com suas habilidades de combate. Natasha Romanova cresceu na Rússia da União Soviética e treinou durante sua vida inteira para se tornar a espiã perfeita. Ela possui um condicionamento físico no seu auge, é uma excelente atiradora e artista marcial.
Nem sempre a Viúva Negra esteve no lado dos heróis, ela começou sua vida nos quadrinhos como uma vilã. Em aliança com outro personagem, o Gavião Arqueiro, por muito tempo Natasha foi uma inimiga recorrente do Homem de Ferro. Apenas tempo depois ela mudaria de lado, compondo o time dos Vingadores e trabalhando para a SHIELD.

29. X-23 

X-23 é a filha clonada de Wolverine, criada para ser a máquina de matar perfeita. Durante anos, ela provou ser um assassino capaz de trabalhar para uma organização chamada Instalação. Uma série de tragédias eventualmente a levou a Wolverine e aos X-Men. Ela frequentou a escola na Mansão X, e eventualmente tornou-se membro da X-Force.
Como Wolverine, X-23 tem um fator de cura regenerativo e sentidos aprimorados, velocidade e reflexos. Ela também tem garras de osso revestidas com adamantium retrátil em suas mãos e pés. X-23 logo caiu nas graças do público (principalmente depois do filme Logan – interpretada por Dafne Keen).

30. Zatanna

Teoricamente esta garota pode vencer o Superman. Não acredita? Zatanna é uma poderosa mágica, capaz de fazer todo o tipo de feitiços. Ela nasceu numa família de mágicos, os seus pais eram membros da tribo mística com o nome de Os Escondidos. Rapidamente ela aprendeu a dominar as artes mágicas e se tornou uma das personagens mais poderosas do Universo DC Comics.
Zatanna é ainda uma integrante da Liga da Justiça e da Liga da Justiça Sombria, um time que reúne os melhores personagens com acesso a forças místicas. Através da sua magia, Zatanna consegue controlar qualquer um dos quatro elementos, mas isso é só uma pequena amostra do seu verdadeiro poder.

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *