20 cenas marcantes do cinema que foram criadas de improviso

20 cenas marcantes do cinema que foram criadas de improviso-capa

Wow, um momento de sorte, um imprevisto, uma sacada genial do ator ou atriz… Tudo pode colaborar para criar magia cinematográfica!

Alguns atores são realmente bons quando improvisam. Mas alguns deles são capazes de entrar com tudo na vida do personagem e passam a agir e pensar como a pessoa que estão interpretando na hora das filmagens. É daí que surgem alguns dos melhores momentos de improvisos.

Você pode nem imaginar, mas muitos fatos importantes do cinema foram decididos na hora pelos atores (ou por fatos inusitados ocorrendo na cena) e acabaram fazendo com que a história do filme tomasse outro rumo ou, ao menos, que fossem criados alguns traços de personalidade dos personagens que não foram previstos pelo roteirista.

Pegue a pipoca e confira cenas marcantes que foram fruto do improviso dos atores 😉

Virou até capa do DVD

1. O Iluminado (1980)

A cena mais conhecida foi improvisada por Jack Nicholson. Tomado pela loucura, seu personagem quebra a porta do banheiro com um machado, espreme o rosto entre as frestas e solta um: “Aqui está o Johnny!” Esse era o bordão de Johnny Carson, apresentador do talk show The Tonight Show.

Ele deu o sangue

2. Django Livre (2012)

Leonardo DiCaprio estava tão ansioso para desmascarar os personagens de Jamie Foxx e Christoph Waltz que, ao bater as mãos na mesa de jantar, acidentalmente

quebrou um enfeite e se machucou. Ele continuou a atuar, numa boa. Aquele sangue que voou na cara da atriz Kerry Washington era de verdade!

3. O Lobo de Wall Street

Em “O Lobo de Wall Street”, o ritual cantado ao almoço era mesmo um hábito que McConnaughey tinha antes de entrar em cena. Foi ideia de DiCaprio trazê-lo para o filme.

Cadê o bum?

4. Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008)

Para compor um vilão imprevisível como o Coringa, Heath Ledger abusou do improviso. E o acaso jogou a seu favor. Quando ele tenta explodir o o hospital, a bomba demorou a estourar. O ator ficou confuso, deu umas pancadinhas no detonador e tomou um susto quando a explosão finalmente rolou.

Favor não tocar

5. Uma Linda Mulher (1990)

Um dos momentos mais famosos surgiu de uma brincadeira de Richard Gere.

Na hora em que Julia Roberts, interpretando Vivien, estendeu a mão para tocar o colar de diamantes que o personagem de Gere lhe comprou, o ator fechou rapidamente a caixa. A atriz se assustou e deu aquele gargalhada maravilhosa.

Os Vingadores vêm aí!

6. O Incrível Hulk (2008)

Robert Downey Jr. (Tony Stark) e William Hurt (General Ross) criaram a cena adicional pós-créditos sozinhos.

“E se eu lhe dissesse que estamos montando um time?”, perguntou Downey Jr., no improviso. Essa foi a segunda referência, em todos os filmes da Marvel, ao futuro filme dos Vingadores, lançado em 2012.

7. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

O encontro entre Tom Hanks e Matt Damon em cena foi bem rápido em O Resgate do Soldado Ryan (1998), mas gerou um momento bem marcante do longa. Enquanto, os dois descansam rapidamente, Ryan (Damon) começa a contar uma história sobre seus irmãos e uma garota em um bar nos EUA.

Enquanto ele se diverte, o personagem de Hanks continua tenso, sabendo que algo ruim está para acontecer. Toda a fala de Damon foi improvisada e agradou tanto o diretor Steven Spielberg que acabou no filme.

8. Tubarão (1975)


“Você vai precisar de um barco maior.” A clássica frase não estava no roteiro de Carl Gottlieb para o lendário Tubarão (1975), de Steven Spielberg. A fala acabou sendo improvisada por Roy Scheider e entrou para a história como uma das mais marcantes frases do cinema.

9. E.T. – O Extraterrestre

Aos seis anos, Drew Barrymore tornou-se queridinha em Hollywood pelo papel de Gertie, a irmã mais nova de Elliot. E uma das falas que mais conquistou o público foi improvisada — algo que Steven Spielberg incentivava nas filmagens, especialmente com o elenco infantil. Quando a personagem fala “Give me a break!” (algo como “Conta outra!”, no contexto da cena), a inspiração veio toda de Barrymore. Dava para ver que ela teria futuro no cinema.

Direto ao assunto

10. Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Indiana Jones se depara com um inimigo brandindo uma espada.

O arqueólogo espera que o bandido termine o malabarismo, saca um revólver e simplesmente atira no cara. Foi a solução (bem engraçada) para não filmar a briga prevista no roteiro – nesse dia, Harrison Ford estava com intoxicação alimentar.

Rei da cocada preta

11. Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)

Outro momento em que o jeito “curto e grosso” de Harrison Ford enriqueceu o diálogo: quando Leia (Carrie Fisher) diz a Han Solo (Ford) que o ama, ele deveria responder “Eu também te amo”, mas preferiu soltar um “Eu sei” – tudo a ver com o jeitão duro do personagem.

12. O Poderoso Chefão (1972)

A história do gato em O Poderoso Chefão (1972) é um pouco incerta. Alguns dizem que Francis Ford Coppola simplesmente jogou o bichano no colo de Marlon Brando na hora das gravações. Outros apontam que foi o próprio Brando que achou o gato nos sets da Paramount e decidiu usá-lo em cena. De um forma ou de outra, é certa que o bicho não estava no roteiro e acabou sendo um dos detalhes mais marcantes da sequência inicial da obra.

Além da cena do gato,  no longa de Coppola temos outro momento ainda mais significativo, que nasceu de um improviso. Pouca gente sabe, mas a clássica frase “Leave the gun, take the cannoli” (“Deixe a arma, leve o cannoli”) não estava no roteiro original, que previa apenas o “deixe a arma”. Foi o ator Richard Castellano que acabou “lembrando” da massa na cena.

Preguiça de interpretar

13. O Exterminador do Futuro 2 (1991)

exterminador do futuro

Ser um mau ator ajudou Arnold Schwarzenegger a criar uma das falas mais célebres do filme.

Depois que o Exterminador era socorrido por John Connor, o roteiro pedia que o austríaco fizesse uma “expressão de quem precisa de férias”. O grandalhão preferiu ser mais verbal e simplesmente disse “Preciso de férias”.

14. O Silêncio dos Inocentes (1991)

“Uma vez, um recenseador tentou me testar. Eu comi seu fígado com favas e um bom Chianti”, diz Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes (1991). A frase estava no roteiro e no livro de Thomas Harris, mas o som produzido por Anthony Hopkins ao final da cena foi pensado por ele. Não é à toa que levou um Oscar pelo papel.

15. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

O grito de Aragorn, quando ele chuta um elmo por frustração, aconteceu porque Viggo Mortensen tinha quebrado o dedão com a pancada.

16. Harry Potter as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011)

Nos minutos finais, Ralph Fiennes (Voldemort) mudava sua fala a cada tomada para que a reação do elenco fosse diferente.

17. Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982)

A clássica frase “Todos aqueles momentos serão perdidos no tempo como lágrimas na chuva.” que marca a despedida do personagem na verdade deveria ser “Todos aqueles momentos serão perdidos no tempo.”

18. O Diabo Veste Prada

As inspirações para improviso podem aparecer de vários lugares. Emily Blunt, por exemplo, ouviu uma mãe na rua dando uma bronca no filho pequeno com uma frase marcante — e resolveu levar ela para encerrar uma conversa com Andy (Anne Hathaway). Assim nasceu “Eu estou ouvindo assim, e quero ouvir… assim”.

19. Forrest Gump

“Olá, meu nome é Forrest Gump. As pessoas me chamam de Forrest Gump”. Essa piada simples é um ótimo resumo da personalidade e do estilo do personagem, mas não estava originalmente no roteiro. Tom Hanks criou sozinho essa fala — e várias outras — durante as filmagens. Ele teve a aprovação do diretor Robert Zemeckis para continuar incorporando frases ao longo da produção.

20. Woody Allen espirra


A cena de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa em que Woody Allen espirra após experimentar cocaína não foi planejada e teve que ser cortada antes porque os outros atores não seguraram o riso.

Acompanhe todas as atualizações do Universo Nerd em facebook instagram. Loja Virtual: Nerd X

Dicas de Presente para surpreender no Dia dos Namorados-capa
11 Dicas de Presente para surpreender no Dia dos Namorados

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *